Você conhece os benefícios do inhame orgânico?

 

O inhame orgânico é um alimento rico em nutrientes e amplamente utilizado em pratos aqui, no Brasil, e em todo o mundo. O tubérculo é, inclusive, um dos itens básicos das cozinhas na América do Sul, na África e nas Índias Ocidentais. Além do sabor inconfundível, o inhame é conhecido pelo fornecimento de energia, antioxidantes e vitamina C. E não para por aí: os benefícios abrangem minerais e impactam nossa qualidade de vida.

Ao longo do texto, listamos as principais formas em que esse tubérculo pode melhorar nossa saúde e nosso dia a dia. Você vai encontrar, também, duas receitas para logo começar a desfrutar de suas vantagens. Vamos lá?

 

1.     Prevenção de doenças respiratórias e cardíacas

O inhame é um importante e já conhecido aliado para pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, a DPOC. Seus nutrientes ajudam na função respiratória e, ainda, reduzem os níveis de colesterol no sangue, ajudando a prevenir doenças cardíacas. O potássio, presente no tubérculo, por sua vez, controla a frequência do coração e a pressão arterial.

 

2.    Aumento da imunidade

Você já ouviu falar sobre os gânglios linfáticos? São eles os responsáveis pela defesa do nosso sistema imunológico. As propriedades do inhame orgânico os fortalecem e, assim, aumentam a imunidade. Outros compostos, como os antioxidantes betacaroteno e a vitamina C, são importantes, por exemplo, na prevenção de diversos tipos de câncer.

 

3.    Melhorias para a pele e a visão

E, por falar em vitamina C, é ela quem reduz as chances de aparecimento da degeneração macular que pode causar perda de visão. Sua presença no inhame é notada de diversas formas e previne a catarata. Sobre a pele, a atuação do tubérculo em nosso organismo hidrata e evita o envelhecimento precoce, eliminando radicais livres.

 

Como incluir o inhame orgânico em minhas refeições?

Para responder a essa pergunta, é hora das receitinhas! Separamos duas para aproveitar o inhame orgânico de forma simples, nutritiva e, claro, saborosa. Confira:

 

Caldo de inhame com talo de couve

Com o rendimento de quatro porções, você vai precisar de:

  • 1kg de inhame orgânico
  • 1/2kg de carne seca
  • 10 talos de couve
  • 4 dentes de alho
  • 1 cebola pequena
  • 1 tablete de caldo de carne
  • Óleo
  • Azeite

O primeiro passo é aferventar a carne seca. Depois, frite dois dentes de alho e refogue, juntos, a carne seca, o inhame e o talos de couve. Coloque o caldo de carne e a água até cobrir tudo. Assim, deixe cozinhar na panela de pressão por 40 minutos. Ao terminar, amasse o inhame e deixe ferver por mais 10 minutos. Em seguida, frite os outros dois dentes de alho com a cebola e jogue por cima do caldo na panela. Pronto! É só mexer e servir.

 

Chips de inhame na Air Fryer

Crocantes ou macios, como preferir, os chips de inhame são um sucesso. A receita é baixa em gordura, e o resultado é uma delícia. Os ingredientes são:

  • 4 inhames pequenos
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • ½ colher (chá) de orégano
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Sal a gosto

Lave os inhames e prepare-os com ou sem casca, cortando em rodelas, usando uma mandolina. E atenção: caso deseje os chips crocantes, corte as rodelas bem fininhas. Se os preferir macios, corte um pouco mais grossas.

Agora, o próximo passo é opcional: para eliminar a chamada baba do inhame, coloque-o em um recipiente, cubra com água e adicione uma colher de sopa de vinagre. Deixe por cinco minutos ou até observar que a baba soltou na água.

Escorra, seque e misture o inhame com os temperos: azeite de oliva, orégano, sal e pimenta-do-reino a gosto. Coloque o inhame na Air Fryer a 180ºC para assar por um tempo de dez a 20 minutos. Depois de uns minutinhos, cheque para que não queime sem querer. Por fim, é só servir como petisco ou com o acompanhamento desejado.

Gostou de conhecer mais sobre o inhame orgânico? Em nosso blog, estamos sempre trazendo conteúdos relacionados para você. Continue acompanhando e siga nosso perfil no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades!