Vamos conversar sobre a sazonalidade dos alimentos?

 

Você sabe o que é sazonalidade? A palavra sazonal é um adjetivo e corresponde a algo que é temporário. No caso do alimento, por exemplo, quer dizer que ele é típico de determinado período. Geralmente, o tempo está relacionado ao clima de cada estação. Assim, em processos naturais, todos os vegetais orgânicos possuem uma época ideal para o cultivo e a colheita. Consequentemente, respeitar o ciclo de cada um é fundamental para preservar seus nutrientes.

Está se questionando, por que, então, durante o ano, costumamos encontrar de tudo nos supermercados? Nesse contexto, entram os agrotóxicos utilizados em grandes produções.  O problema é que isso tem um impacto, negativo, direto no meio ambiente e em nossa saúde. Vamos conhecê-lo?

 

O perigo dos agrotóxicos

Os agrotóxicos são substâncias químicas sintéticas. No mundo todo, são usados como um defensivo agrícola, mas, para que isso seja possível, suas características alteram a composição da flora e causam um profundo desequilíbrio ambiental. Afinal, com os efeitos, os ciclos naturais são rompidos. Além disso, seu intenso uso polui nosso solo e nossas águas.

E como fica a nossa saúde nessa história? Bom, ao consumirmos alimentos contaminados, nosso corpo reage. Em organismos mais sensíveis ou até quando o uso do agrotóxico foi indiscriminado, os resultados podem ser graves. Intoxicações fortes são capazes de gerar distúrbios neurológicos, irritações na pele e dificuldades respiratórias. Quando há exposição prolongada, há risco de câncer.

 

Respeitando a sazonalidade

Agora, é hora de dar solução ao problema. É possível ter uma rotina saudável com alimentos frescos e naturais, que, claro, terão sua época de desenvolvimento respeitada. A preferência por produtos orgânicos está cada vez maior. Assim, há cuidado frequente com nosso corpo e com o meio ambiente. A produção sustentável não contamina a natureza e gera menos resíduos poluentes.

Na Fazenda Reserva, a sazonalidade é nossa grande aliada. É com uma relação saudável com os ciclos da terra que geramos frutas, verduras e legumes orgânicos fortes, completos e verdadeiramente saudáveis! Nosso modelo é pautado na sustentabilidade, e, diariamente, buscamos meios para cuidar do futuro. Quer fazer parte dessa família?

Venha conhecer o Clube Reserva! Com ele, você tem mais economia, comodidade, exclusividade e qualidade de vida: os alimentos que chegam até você estão, sempre, no auge de seu potencial nutritivo. Aproveite!