Temperos: o segredo para deixar a sua comida ainda mais gostosa

 

 

Os temperos são utilizados em diversas culinárias ao redor do mundo. Além de trazer beleza, cores, aromas e sabores aos pratos, eles podem ser grandes aliados da boa saúde. Conheça os principais benefícios do alecrim, da cebolinha, da hortelã e da salsa e como eles podem ser incorporados aos seus pratos.

Substituição do sal por temperos naturais

 

Sabemos que o sal é um dos temperos mais comuns aqui no Brasil. Porém muitos estudos apontam que o sódio que consumimos faz mal à saúde, podendo causar problemas graves como hipertensão e sobrecarga dos rins. Por isso, diminuir a quantidade de sal e substituí-lo por temperos naturais e orgânicos, além de potencializar o sabor da comida, ajuda na prevenção de doenças.

 

Alecrim

 

O alecrim é um ótimo exemplo de tempero natural que pode fazer a diferença nos seus pratos. Além de trazer um “ar” de sofisticação, ele estimula a digestão e é ótimo para memória. O alecrim vai bem com carnes suínas, de cordeiro, cabrito e aves. Além disso, o aroma desse tempero é um ótimo complemento para molhos e muito utilizado na composição de massas de pães.

 

Já experimentou batatas ao murro com alecrim? A dica é cozinhar bem as batatas, e, após resfriá-las, dê leves murros para amassá-las. Pincele as batatas com manteiga, cubra-as com alecrim e leve ao forno. Uma delícia de acompanhamento!

 

 

Cebolinha

 

A cebolinha já é bastante utilizada na finalização dos pratos, pois o calor do cozimento pode tirar o sabor tão característico deste tempero. Além de trazer um toque colorido, a cebolinha contém substâncias antioxidantes e pode auxiliar o processo digestivo. Ela vai bem com queijos, caldos, molhos, ovos e peixes.

 

Uma dica: incremente a sua omelete de queijo com cebolinha. Além de combinar muito com os ingredientes, o tempero fará toda a diferença no sabor e na apresentação deste prato simples.

 

 

Hortelã

 

Vinda do Oriente Média, a hortelã é uma erva aromática conhecida por suas ações medicinais. Tem um efeito calmante, é boa para quem tem problemas digestivos e funciona como um ótimo expectorante. Na culinária, além do chá de hortelã, o tempero é muito utilizado por ser refrescante. Funciona com carnes, saladas, iogurte e drinks.

 

Uma boa pedida para o verão é a salada de hortelã com rúcula. Experimente acrescentar tomate-cereja, muçarela de búfala e azeite.

 

Salsa

 

Junto com a cebolinha, a salsa forma o famoso tempero verde. Usada em saladas, molhos, sopas, e peixes, além de decorar pratos, ela ajuda na circulação do sangue e pode evitar problemas cardiovasculares. A salsa deve ser consumida fresca, pois seca ela perde todo o seu aroma e sabor.

 

Experimente utilizar a salsa na preparação de pesto para massas, saladas ou até mesmo para acompanhar carnes. Basta misturar com alho, azeite, queijo parmesão, castanha de caju ou nozes, no liquidificador ou no processador, e o pesto está pronto para ser servido.

 

 

Que tal incorporar todos esses temperos na sua culinária? Clique aqui e faça o seu pedido de produtos orgânicos da Fazenda Reserva.