Produtos orgânicos: 5 dicas para conservação

O mercado de produtos orgânicos é um dos que mais cresce no mundo. Uma das principais vantagens – e o que tem feito a procura por esses alimentos aumentar – é a ausência de agrotóxicos. Por isso, os orgânicos são mais saudáveis, mais ricos em vitaminas e minerais e mais saborosos também.

 

A falta de produtos químicos faz com que os produtos orgânicos exijam um cuidado maior na conservação. Separamos algumas dicas para ajudar na higienização e na duração desses alimentos:

 

1. Compre os orgânicos pouco antes de usar
Planejar as compras é o primeiro passo para buscar os alimentos. Defina o que será consumido na semana e compre apenas o necessário para evitar que estraguem e haja desperdícios. É importante estar atento aos produtos da estação.

 

2. Lave com água corrente
Frutas, verduras e legumes precisam ser lavados em água corrente para eliminar todos os sinais de sujeira. No caso das verduras, as folhas devem ser lavadas uma por uma. Você também pode usar misturas como água e vinagre ou água e uma colher de água sanitária para ajudar na higienização do produto.

 

3. Guarde os alimentos em sacos plásticos na geladeira
Para evitar ressecamento, é importante colocar os orgânicos em sacos plásticos para serem guardados na geladeira. Nos saquinhos, faça pequenos furos para que o alimento possa “respirar”. A conservação da umidade e do frescor acontece de forma melhor quando são guardados na prateleira mais baixa do refrigerador.

 

4. Procure técnicas caseiras para a conservação
Antigas tradições e técnicas caseiras podem ser bem aproveitadas na hora de conservar produtos orgânicos. O sal de cozinha, de fácil acesso, limita a quantidade de água presente no alimento, provocando uma atividade antimicrobiana. O limão, por sua vez, é um famoso antioxidante que evita o apodrecimento do alimento por ser rico em vitamina C. A fruta ainda possui ácido cítrico, o que evita o crescimento de fungos e bactérias.

 

5. Mantenha os produtos orgânicos separados dos convencionais
Na hora de armazenar os orgânicos, evite a proximidade com os alimentos convencionais. Isso diminui as chances de contaminação por resíduos de agrotóxicos. Durante a compra, também é importante observar se esses produtos estão distantes dos demais alimentos. Para evitar riscos, a compra pela internet é a opção ideal!

 

Com atenção e seguindo as dicas, não vai ser difícil se adaptar aos produtos orgânicos. Buscar alternativas para cuidar da sua alimentação é o primeiro passo para melhorar a saúde! Aproveite e conheça os produtos da Fazenda Reserva. Os pedidos são feitos pelo site de forma simples e rápida!