Ovos orgânicos são saudáveis para você e para o meio ambiente

O ovo é uma das principais fontes de proteína e protagonista de muitas refeições. Mas existe uma grande diferença entre os tipos (orgânico, caipira e convencional). Esse assunto é bem delicado, pois promove uma reflexão sobre a maneira como os animais são criados para produzirem em larga escala, sem nenhuma opção saudável para o meio ambiente, além das questões sanitárias e econômicas.

Os ovos orgânicos se destacam por respeitarem a vida das galinhas. Elas são criadas e tratadas de maneira solta para que se sintam livres e felizes, ou seja, não ficam presas em gaiolas e em granjas. As galinhas têm alimentação adequada à base de verduras, grãos e comidas não industrializadas. Além disso, os ovos são recolhidos e colocados próximo ao habitat das galinhas.
Para a produção de ovos orgânicos, os aviários devem ser equipados com comedouros e bebedouros, ninhos e poleiros. Esses locais geralmente possuem certificação que orienta sobre as práticas humanizadas para garantir o melhor tratamento dos animais.

 

Confira algumas regras que as fazendas seguem para a produção de ovos orgânicos:

 

  • Padrões de higiene e cuidado com a saúde;
  • Alimentos frescos e naturais para os animais;
  • Controle do número de galinhas no local;
  • Proibição de hormônios;
  • Instalações físicas adequadas e adaptadas.

 

Mesmo seguindo essas regras, nem sempre é fácil identificar a diferença entre ovos caipiras e orgânicos. No caso dos ovos convencionais, as galinhas trabalham como máquinas, e isso pode causar problemas à saúde, resultando na má qualidade do alimento. Ademais, ficam em gaiolas ou em espaços pequenos, impossibilitando uma vida saudável.

A Fazenda Reserva é especialista na criação de galinhas para produção de ovos orgânicos. Com isso, tem o respeito com o meio ambiente e com sua saúde. A produção de ovos é sempre advinda de galinhas soltas e felizes, resultando em ovos orgânicos e saudáveis. Acesse reservaprodutosorganicos.com.br e saiba mais.