Lanches saudáveis: dicas com produtos orgânicos para as crianças

Frutas, legumes e verduras não costumam aparecer entre os alimentos mais queridos pelas crianças. Nas cantinas das escolas e até mesmo nos lanchinhos em casa, os mais pedidos são guloseimas e frituras. As opções mais saudáveis, com produtos orgânicos, acabam, assim, ficando de lado. Por isso, é importante pensar em lanches com benefícios para a saúde e, ao mesmo tempo, atrativos.

Com o objetivo de conquistar os pequenos, opte por combinações práticas e nutritivas. Uma dica é incluí-los na preparação do lanche, principalmente se for numa tarde especial com os amigos, mas também na hora de organizar a lancheira para o colégio. Dessa forma, é possível mostrar que a alimentação também pode estar ligada à diversão. Para ajudar, separamos algumas dicas simples! Confira:

Itens para a escola

 

O ideal é o que lanche possua uma combinação de legumes ou frutas com carboidratos e proteínas. Atendendo a isso, você pode incluir na lancheira:

1 sanduíche de alface, cenoura ralada e queijo branco.

1 suco, de preferência natural.

1 fruta – banana, maça, uva, melão, melancia, pera – ou uma salada combinando todas as opções. Isso pode deixar a ideia mais atrativa.

Na rotina de casa

  • No pão ou na torrada, no lugar do requeijão e da margarina, opte pela geleia de frutas. Você pode usar geleias feitas com produtos orgânicos, como manga com maracujá, goiaba ou morango, por exemplo.
  • Nas reuniões das crianças, prepare espetinhos de queijo minas artesanal ou com frutas picadas.

Receita especial para inovar na cozinha

Nhoque de espinafre

O espinafre é rico em ferro, cálcio e fósforo, além de possuir altas concentrações das vitaminas A e B. O nhoque é uma forma mais fácil de incluir esse alimento na rotina infantil.

Ingredientes

  • 1 maço de espinafre (apenas as folhas);
  • 2 batatas grandes;
  • 1 gema;
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 pitada de sal.

 

Modo de preparo

Coloque em uma panela com água as batatas, o espinafre e o sal, levando ao fogo para cozinhar. Depois de cozidas, bata as folhas do espinafre no liquidificador com um pouco da água do cozimento até obter uma pasta. Amasse as batatas e misture o espinafre. Depois, adicione as gemas e, aos poucos, a farinha de trigo, até obter uma massa homogênea. Faça rolinhos com a massa e coloque-os para cozinhar em água fervente. Escorra e sirva com caldo de carne ou frango.

A alimentação balanceada faz diferença em todos os momentos da vida. Se você possui dificuldades em comer verduras e legumes, invista também nessas dicas e seja a inspiração do seu filho! Para mais informações, acompanhe nosso blog e saiba como aproveitar os produtos orgânicos da Fazenda Reserva.