Fruta da época: jabuticaba orgância

A jabuticaba é uma fruta de origem brasileira, do coração da nossa Mata Atlântica. Seu nome, do tupi-guarani, significa frutas em botão. Com formato redondo, nascem no tronco da jabuticabeira e têm os últimos meses do ano, de outubro a dezembro, como principal período de colheita. Em todo o país, o sabor e as propriedades da jabuticaba conquistam milhares de pessoas.

Ainda não conhece os benefícios da fruta? Ao longo do texto, explicamos como a jabuticaba traz vantagens para as nossas vidas e você confere, ainda, uma receitinha especial, fácil e deliciosa.

Os principais benefícios da jabuticaba

A polpa da jabuticaba possui pouco carboidrato e poucas calorias. Por outro lado, tem grandes quantidades de vitamina C e E, e de minerais como o cálcio, o ferro e o zinco. A casca é rica em antocianidina, uma poderosa vitamina responsável pela cor roxa da fruta. Como resultado, os benefícios são muitos. Em destaque, podemos citar a prevenção do câncer e o controle do colesterol.

Além disso, a jabuticaba orgânica é uma excelente fonte de fibras e, assim, possui a vantagem de regular o intestino. A antocianidina da casca age nos vasos sanguíneos e diminui o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC. A fruta também melhora a resistência física e a elasticidade muscular.

Geleia da fruta

A geleia de jabuticaba pode ser usada como cobertura de sobremesas, como de cheesecakes e é ideal para acompanhar biscoitos, torradas e pães. E o melhor: é simples, saborosa e só leva as frutas, água e açúcar. Vamos à receita? Você vai precisar de:

  • 1 kg de jabuticabas orgânicas inteiras maduras, sem os cabinhos e já lavadas;
  • 1 L de água para cobrir as jabuticabas;
  • 1/2 kg de açúcar.

Modo de preparo: Amasse as jabuticabas. Depois, coloque-as em uma panela, de preferência de inox, e cubra com a água. Deixe ferver por 1h30 em fogo baixo e com a panela destampada. Em seguida, elimine a espuma que se formar na superfície. Após cozinhas, coe as jabuticabas num filtro de papel ou de algodão. Volte o líquido à panela, com a mesma medida de açúcar, e leve ao fogo. Ferva até o ponto de calda grossa. Pronto! Distribua em potes e sirva como preferir.

Ficou com desejo? Aproveite a época e compre as jabuticabas orgânicas da Fazenda Reserva! Aqui, tudo é cultivado de forma natural, sem agrotóxicos e com muita saúde. Você vai se apaixonar!