Dia Mundial do Meio Ambiente: dicas para cuidar do planeta

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. A data é importante para nos lembrar do valor de preservar a natureza e seus recursos.  Os problemas ambientais são parte de nossa realidade, e hoje viemos incentivar você a ter uma postura crítica sobre isso. Juntos, fazendo nossa parte, podemos cuidar do nosso lar e dos inúmeros presentes que a Terra nos dá. E o melhor: com atitudes simples, promovemos grandes mudanças. Vamos lá?

 

1.     Cuide do seu lixo

No Brasil, diariamente, são produzidas cerca de 150 mil toneladas de lixo. A reciclagem tem papel fundamental na redução desse número, mas nossa atitude e nosso cuidado com o que produzimos são igualmente necessários. Na hora das compras, escolha produtos com menos embalagens. Depois, separe o lixo nas cinco categorias: orgânico, papel, metal, alumínio e plástico.

Além disso, lembre-se de que pilhas, baterias e celulares devem ser entregues em locais específicos para o descarte. Os compostos desses objetos são perigosos para o solo. O óleo, por sua vez, contamina a água. Nada de jogá-lo no ralo! Encha uma garrafa pet e leve até os lugares de coleta de sua região.

 

2.    Economize água

A água é um dos recursos naturais mais essenciais e, ainda assim, um dos mais frágeis do nosso planeja. Consequentemente, deve ser sempre um ponto de atenção. Feche as torneiras ao escovar os dentes, reduza o tempo do banho, conserte qualquer vazamento e não utilize mangueiras para lavar calçadas ou quintais. Sempre que possível, armazene e aproveite a água da chuva para essas atividades externas.

 

3.    Evite o desperdício

Roupas, sapatos e outros itens podem ser doados para pessoas ou instituições que reaproveitem as peças. Uma recomendação legal é ensinar aos pequenos, desde cedo, a doar os brinquedos com os quais não brincam mais para serem aproveitados por outras crianças. Sobre o papel, utilize os dois lados, faça de rascunho e reutilize quando puder. Na hora das compras, priorize as sacolas retornáveis.

 

Por fim, uma dica extra: insira os alimentos orgânicos em seu dia a dia. A produção natural, sem agrotóxicos, não contamina o solo, reduz o uso de fontes de energia não renovável e produz menos resíduos poluentes. Como resultado, você cuida da sua saúde e da natureza de forma geral. No Dia Mundial do Meio Ambiente, se dê esse presente! Conheça o Clube Reserva e receba em sua casa os nossos produtos.