Couve-chinesa orgânica: conheça as vantagens de incluí-la na alimentação

 

Se você ainda não identificou a couve-chinesa orgânica, provavelmente a conhece por outros nomes. Ela também é chamada de acelga, couve-kaboko e repolho-chinês. Originado na China, o vegetal é da família das Brássicas, tal como couve-flor, couve comum, repolho e brócolis.

A couve-chinesa foi introduzida no Brasil no começo do século XX e é muito utilizada na culinária oriental. Apresenta forma oval, com folhas enrugadas e crocantes, cor verde-clara e sabor suave e levemente doce. Neste texto, vamos conhecer mais sobre os benefícios dela e, claro, receitas para incluí-la na alimentação. Vamos lá?

Benefícios da couve-chinesa orgânica

 

Supernutritiva, a couve-chinesa possui alto teor de água, baixo teor de calorias e hidratos de carbono, sendo boa para desintoxicar o organismo e para reduzir a retenção de líquidos. Confira outras vantagens.

 

Ajuda a aumentar as defesas do nosso organismo

As vitaminas do complexo C são ótimas para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, o vegetal possui antioxidantes que ajudam na prevenção da pele e na formação de colágeno, evitando o envelhecimento precoce.

 

Regula o intestino

A couve-chinesa é rica em fibras que favorecem e melhoram os movimentos e a flora intestinais.

 

Contribui para a saúde dos ossos

Com altas doses de cálcio e fósforo, o vegetal é um grande aliado dos ossos e dos dentes.

 

Auxilia na prevenção do câncer e da anemia

Possui clorofila, glucosinolatos, polifenóis e vitaminas que atuam contra os agentes cancerígenos. Ademais, dispõe de alto teor de ferro, ajudando na prevenção e no tratamento da anemia.

 

Reduz os níveis de colesterol e contribui para a regulação da pressão sanguínea

As fibras e os fitoesteróis presentes no vegetal ajudam a reduzir os níveis de mau colesterol no sangue, e, por ser rica em potássio, auxilia na eliminação do excesso de sódio no organismo.

 

Ótima para as grávidas

A couve-chinesa contém ácido fólico, que favorece o desenvolvimento da medula óssea do feto durante as primeiras semanas de gestação.

 

Receitas de dar água na boca

Yakisoba vegetariano

Ingredientes

 

Modo de preparo

Frite os champignons com duas colheres de óleo quente. Acrescente o repolho, a cenoura e a couve-chinesa. Depois, misture a carne de soja, o sal, o glutamato monossódico e os brócolis. Retire do fogo e regue com um fio de óleo de gergelim. Reserve.

Com o macarrão cozido, tempere com shoyu e 1/4 de xícara de óleo. Em uma travessa, coloque o macarrão e despeje os legumes refogados. Sirva quente.

Salada de couve-chinesa

Ingredientes

  • 6 xícaras (chá) de couve-chinesa cortada fininha
  • 1 cebola pequena, separada em anéis finos
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • ½ xícara (chá) de cheiro-verde
  • 3 tomates grandes, maduros e firmes, cortados em gomos finos
  • 3 ovos cozidos cortados em quatro partes
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Em uma vasilha, faça um molho com o suco de limão, o azeite, a cebola, o cheiro-verde, o sal e a pimenta. Misture tudo, cubra com um filme plástico e deixe descansar por cerca de uma hora. Pegue uma saladeira e coloque a couve-chinesa, o tomate e regue com o molho. Por fim, junte os ovos cozidos e misture delicadamente.

 

Disponibilidade da couve-chinesa orgânica

 

Disponíveis no verão, no outono e, algumas vezes, no inverno, a couve-chinesa deve ter folhas firmes, cor verde brilhante uniforme e não deve apresentar manchas escuras ou amarelas. Aqui, na Fazenda Reserva, respeitamos a sazonalidade dos alimentos, considerando seu ciclo e preservando seus nutrientes. Clique aqui e conheça mais sobre os nossos produtos.