Conheça o estudo que relaciona o consumo de produtos orgânicos à redução do câncer

Desde muito cedo, somos incentivados a comer frutas, legumes e verduras em benefício da saúde. Uma alimentação saudável é, de fato, capaz de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. Quando falamos em produtos orgânicos, essa capacidade aumenta. Mas você sabe o motivo? Os itens conhecidos como orgânicos são cultivados sem o uso de agentes químicos, como fertilizantes e pesticidas.

Como resultado, você tem ao seu alcance um produto completamente natural. Sem os agrotóxicos, os alimentos ficam mais saudáveis, mais ricos em vitaminas e minerais e mais saborosos também. Um estudo recente, realizado na França, levanta agora outro benefício: os consumidores de produtos orgânicos têm risco até 25% menor de desenvolverem câncer do que aqueles que não adotam essa dieta.

 

O estudo francês

No Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Estatística Sorbonne Paris Citè, uma equipe coordenada por Julia Baudry examinou a alimentação de quase 69 mil voluntários. Durante aproximadamente cinco anos, os participantes, em sua maioria mulheres, recebiam pontuações pela frequência com que ingeriam produtos orgânicos.

Os consumidores com os alimentos orgânicos mais presentes em suas rotinas apresentaram chances 76% menores de desenvolver linfomas. Nos casos de câncer de mama após a menopausa, a redução de casos foi de 34%. O estudo considerou, também, uma variedade de fatores que podem estar relacionados à prevenção do câncer, mas nenhum foi significativo como a ingestão de produtos orgânicos.

A pesquisa ainda possui algumas limitações. Os revisores do estudo levantaram questões como resíduos contaminados em alimentos e frequência de consumo de frutas e vegetais. Assim, a tendência é que as análises continuem e ganhem mais forma ao longo do tempo.

 

Produtos orgânicos que podem ajudar

Os nutrientes de alguns alimentos podem fazer muito pela nossa saúde. Alguns produtos orgânicos são citados como possíveis agentes na prevenção do câncer. São eles:

  • Brócolis: devido ao fitoquímico sulforafano, sua ação pode destruir células cancerígenas.
  • Repolho e couve-flor: ajudam na prevenção, graças à presença de isotiocianato e glicosinolato.
  • Cenoura e abóbora: por serem ricas em betacaroteno, previnem o câncer de pulmão.
  • Frutas ricas em vitamina C, como a laranja e o limão.

Esses e outros produtos orgânicos, você encontra na Fazenda Reserva! Buscar uma alimentação saudável é se cuidar. Aproveite os benefícios!