Ceia de Natal: como ter uma celebração saudável?

O fim do ano é marcado pelas festas e celebrações. A tradicional época é, sem dúvidas, uma das mais esperadas por todos. E, nessa tradição, também contamos com uma colorida e encantadora mesa para a ceia. Os sabores das receitas especiais do Natal atraem os olhares e unem a família para celebrar a vida. Assim, fica quase impossível manter a linha de uma alimentação saudável. Mas, atenção ao quase!

Uma alimentação saudável para a ceia de Natal é, sim, possível e pode contar com alimentos orgânicos. Com esses produtos, você cuida da saúde de sua família sem perder no sabor e na qualidade do jantar. Um bom exemplo são as geleias orgânicas que combinam com os pratos doces, podendo até mesmo substituí-los.

 

Possíveis mudanças na ceia

Na composição de uma ceia saudável, o primeiro passo é substituir os alimentos mais calóricos. O prato de pernil assado pode, por exemplo, ser substituído pelo peru. Opte também por servir arroz com brócolis orgânico. Assim, além de ser benéfico para a saúde, também agrega à mesa com a coloração verde.

Uma salada de alface roxa orgânica, pera e alcachofra pode ocupar o lugar da maionese. Para sobremesa, conte com frutas saborosas para fazer um pudim flan ou outras receitas. Neste caso, use a criatividade! E, por falar em sobremesa, o clássico natalino é a rabanada. Como inclui-la na ceia sem prejudicar o objetivo de uma alimentação saudável? Confira a receita:

 

Rabanada de Forno

Ingredientes

  • 1 pão de rabanada ou 5 pães franceses;
  • 500 ml de leite;
  • 1 lata de leite condensado diet;
  • 2 ovos orgânicos batidos;
  • Açúcar com canela misturada a gosto.

Modo de preparo

Retire a casca do pão de rabanada ou dos pães franceses, deixando apenas na parte de baixo de cada pão. Corte em fatias e reserve. Em uma tigela, coloque o leite, o leite condensado e os ovos orgânicos batidos. Em seguida, misture bem e mergulhe as fatias de pão molhando bem, mas mantendo-as firmes.

Coloque as fatias numa assadeira untada com manteiga e levemente polvilhada com açúcar e canela misturados a gosto. Leve ao forno médio preaquecido a 180 °C por 30 minutos. Depois, vire as rabanadas e volte novamente ao forno por mais 10 minutos. Retire do forno e passe as rabanadas no açúcar com canela. Pronto! Sua ceia está completa.