7 motivos para você incluir a mandioca orgânica na sua alimentação

A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, dependendo da região, é uma raiz rica em nutrientes, como carboidrato, ácido fólico, vitamina C, fibras e potássio.

Ela é superversátil, podendo ser consumida cozida, assada, frita, ensopada ou purê e está presente na vida dos brasileiros, até mesmo no café da manhã, no formato de tapioca, alimento feito a partir da fécula extraída do aipim.

Além disso, a mandioca proporciona diversos benefícios ao ser incluída na alimentação, principalmente quando possui origem orgânica. Afinal, ao consumir produtos com certificação, que atendam aos rígidos padrões de agricultura orgânica, você estará consumindo alimentos sem produtos químicos sintéticos, com o sabor original intensificado e com todas as características nutricionais preservadas.

Separamos 7 motivos para você incluir a mandioca orgânica na sua alimentação, além de duas receitas bônus para você preparar em casa e se deliciar com a família. Confira!

 

1.      Fonte de energia

Por ser rica em carboidrato, também chamado de glicídios, a mandioca é considerada uma fonte de energia supereficaz. Para quem pratica atividades físicas intensas, ela é figurinha carimbada na dieta, pois é capaz de aumentar o estoque de energia antes, durante e até mesmo depois do exercício, no período de recuperação.

 

2.      Tem papel importante na saúde dos ossos

A vitamina C, presente na macaxeira, promove a produção de colágeno. Essa é uma substância capaz de ajudar a manter ossos, cartilagens, músculos e tecidos do nosso corpo com saúde.

 

3.      Auxilia no tratamento a artrite

Os saponinos e os polifenóis, substâncias existentes em quantidade significativa no aipim, possuem ação analgésica e inflamatória, uma vantagem para quem possui doença osteoarticular, como a artrite reumatoide.

 

4.      Possui ação oxidante

Além da vitamina C, que é antioxidante e ajuda no retardamento do envelhecimento da pele, temos também o revesratrol, um dos polifenóis presentes na mandioca, que ajuda a combater os radicais livres que oxidam as células e contribuem para o surgimento de diversos tipos de câncer. Ele também ajuda a prevenir danos provocados pelos raios solares.

 

5.      Boa para o coração

A soma de nutrientes da macaxeira ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois são capazes de fortalecer o coração e melhorar a saúde dos nossos tecidos sanguíneos.

 

6.      Ótima para ser consumida na gravidez

A mandioca possui uma grande quantidade de um nutriente bem conhecido no mundo da maternidade, o ácido fólico. Essa vitamina, além de fortalecer o sistema imunológico, é capaz de auxiliar na formação do tubo neural do feto.

 

7.      Ajuda no combate a diabetes

As fibras da macaxeira ajudam no prolongamento do processo digestivo, auxiliando o organismo a controlar a quantidade de açúcar que vai para o sangue, além disso ajudam na digestão e no controle do peso.

 

Receitas bônus

Vaca atolada com mandioca orgânica

 

Ingredientes

  • 700g de mandioca orgânica descascada, cozida e cortada em cubo
  • 2 ½ litros de água quente
  • 1kg de costela de vaca, cortada em pedaços bem pequenos
  • 2 cebolas médias picadas (no corte de sua preferência)
  • 4 dentes de alho amassados
  • 5 tomates sem sementes picados (no corte de sua preferência)
  • 6 colheres de sopas de cheiro-verde
  • 3 colheres de sopa de cachaça
  • Pimenta dedo-de-moça picada a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 folhas de louro
  • 2 colheres de sopa de óleo

 

Modo de preparo

Em uma panela grande, frite a costela no óleo até dourar (cerca de dez minutos). Junte as cebolas e os dentes de alho e refogue. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Adicione os tomates, o cheiro-verde, a cachaça, a pimenta dedo-de-moça, as folhas de louro e a água quente e deixe cozinhar por 50 minutos na pressão, em fogo médio. Quando a costela estiver bem cozida, acrescente a mandioca e deixe cozinhar por mais 25 minutos ou até ficar cremoso. Essa receita rende seis porções.

 

Mandioca ao alho e manteiga para tira-gosto

 

Ingredientes

  • 1kg de mandioca orgânica
  • 1 cebola ralada
  • 3 dentes de alho amassado
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Sal a gosto

 

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, coloque água, sal e as mandiocas cortadas em rodelas. Após pegar a pressão, deixe cozinhar por 20 minutos. Retire a água e reserve. Em uma outra panela, coloque a manteiga e deixe derreter, depois acrescente a cebola e o alho e deixe dourar. Adicione a mandioca e misture por alguns minutos. Essa receita rende quatro porções.

 

Que tal preparar essas receitas deliciosas para a família e usando produtos orgânicos? Clique aqui e conheça o Clube Reserva. A união da comodidade da compra on-line de alimentos orgânicos nutritivos e saborosos com a preocupação de conhecer e fazer parte de todo o caminho que o alimento percorre até chegar à sua mesa.